quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A idosa


Feministas se manifestavam em frente a uma Igreja Católica com os peitos à mostra e usando bermudas brancas que deixavam à mostra o sangue menstrual por não usarem absorventes. Uma senhorinha franzina, com um crucifixo enorme no peito, saiu e perguntou o porquê daquela manifestação, e uma delas respondeu que era pelo empoderamento da mulher naquela sociedade machista opressora.
A senhora, radiante, disse:
- Que bom que vocês se preocupam com as mulheres. Foi Deus que mandou vocês aqui.
Então, entre sorrisinhos marotos e caretas desconfiadas, ela as convidou para ajudarem a levar o lanche da tarde num lar para senhoras abandonadas. Estava marcado para aquele dia e não havia ajudantes. Precisava apenas de trabalho físico, pois já havia conseguido todo o material necessário. É que os antigos ajudantes, pequenos empresários da comunidade mariana, não dispunham mais de tempo desde que tiveram que assumir o negócio com toda a família, após serem obrigados a demitir os funcionários em razão da crise por que passa o país. Ela afirmou que essa seria uma excelente oportunidade de fazer algo pelas mulheres.
As moças responderam que estariam ocupadas naquela tarde, pois haviam marcado um encontro com as meninas do coletivo para irem fazer cocô e xixi na escadaria do prédio de humanas na Universidade Federal que havia ali perto, onde elas estudavam, em média, há 9 anos.
Já de saída, a líder parou. Olhou para trás e chamou a senhora de “velha subserviente do Deus imaginário de uma religião machista”, e disse que ela não ligava para as mulheres discriminadas naquela sociedade patriarcal.
A senhora, em lágrimas, respondeu com voz fraquejante:
- Jesus te ama, filha, e eu também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário